sexta-feira, 15 de abril de 2016

Ficus Microcarpa - Sergio Batalini

Sergio Batalini, amigo de Pontal do Parapanema - SP, nos concedeu imagens do seu trabalho com um ficus microcarpa que adquiriu em 2008. É impressionante o que ele conseguiu realizar nesta planta.
Podemos dizer que tudo depende da visão do bonsaista, transformar plantas que para alguns pode ser apenas um toco, em magníficas obras. Veja pelas fotos!
Ele também tem minha admiração pelo fato de cultivar e ser apaixonado por espécies nativas do Brasil, desenvolvendo nosso espaço e identidade no bonsai.
Conheça mais sobre Sergio Batalini em sua entrevista para a AIDO BONSAI.

Vamos ao trabalho!
Textos, legendas e fotos pelo Sergio.
******

Sequência mostrando a evolução deste fícus, desde quando comprei num viveiro em 2008. Estava em uma lata de 18 litros e com mais de 2 metros de altura. Novamente tento mostrar que é possível fazer bonsai com muito pouco, sendo que o mais importante é o estudo, a dedicação e a paciência. Devemos buscar o prazer em cultivar, observando o desenvolvimento da planta e de nós mesmos.




2008 - Por segurança cortei mais alta do que eu queria e como tinha bastante raizes capilares pude reduzir o torrão, eliminando uns 80%. Em pouco tempo começou a brotar ...


2009 - Já recuperada do transplante da lata para a bacia, começou a escolha dos galhos que vão compor a futura copa.

2010 - Nesta foto vemos o toco do galho que foi retirado, eliminando aquela forquilha da 2 foto. O galho mais forte foi conduzido para ser o novo apce e melhorar a conicidade. Os galhos mais baixos foram aramados na horizontal e já comecei a estimular os galhos secundarios e terciarios...

2011 - Com os galhos principais já desenvolvidos troquei a bacia por um vaso provisório, A cicatriz do tronco que foi retirado ainda esta enorme e foi tratada e escareada constantemente.

2011 -A cada troca de substrato aproveito para alinhar melhor as raizes aereas . A copa segue forte e ramificando.

2012 - Já ficou com aspecto de bonsai, mas ainda sem muita qualidade tecnica. Com mais alguns anos a estrutura aerea ficará mais intrincada.

2013 - Foi preciso ancorar os galhos, a força da especie insistia em levantar os galhos quando estava só com os arames. Os patamares estão se formando.

2014 - Folhagem nova , muito vigor.
2014 - Alguns meses depois, folhas maduras e a cada desfolha ficando menores.

2014 - Vista por dentro... Boa conicidade, galhos bem distribuidos e ficando proporcionais.

2014 - A cicatríz foi tratada e já esta bem melhor ....A capacidade de recuperação da especie é enorme .


2015 - A copa já esta mais porporcional ao tronco, com galhos fortes e bem ramificados, Um outro vaso foi escolhido, ainda não é o ideal, mas estamos em busca de um outro.
2015 - Aqui esta o bonsai desfolhado para analizarmos a estrutura aerea e a cicatriz, acredito que em mais alguns anos ela desaparecerá e restará apenas um belo uro.

2015 - Vista de cima. Deste ponto em diante quase não preciso mais aramar, restando apenas direcionar os galhos terciarios e os ramos mais finos com podas regulares. Espero que tenham gostado.





Com toda a certeza Sergião! gostamos e agradecemos esta "aula" que pudemos ter vendo seu trabalho. Deixo meu grande abraço e meus agradecimentos.

João Pinheiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário